Magic e Correios – Cuidados na Postagem

Cuidados necessários ao postar uma encomenda:

Certa vez, durante a fila, escutei uma senhora reclamando no Caixa que a encomenda dela tinha chegado quebrada. Primeiramente, o caixa não tem culpa, e, conselho pessoal: É muito melhor você conseguir a amizade dele. Segunda: Existem sim abusos por funcionários dos Correios, mas você deve ser responsável por fazer uma embalagem adequada.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=ygS8mW__evM’]

 Os Correios tem algumas embalagens próprias como caixa de papelão e plástico bolha, porém nada te impede de enviar uma carta de uma maneira mais segura ainda. Pessoalmente faço os meus envios de carta dentro de 2 folhas de papelão e coberto por fita adesiva, quando não uso toploader, dependendo do valor da carta. Assim, nunca tive nenhum problema da encomenda chegar amassada e nenhum comprador meu reclamou. Para conferir as embalagens, clique no link da loja dos Correios. Se seu produto for outro, recomendo então que use espuma ou algum tipo de plástico bolha e jornal.

Outro problema recorrente que acontece com os jogadores de Magic é: tentar explicar como uma carta não-comercial tem o valor segurado de 400 reais.

Quem tem o costume de usar o valor segurado, sabe como os Caixas dos Correios podem ser chatos, a ponto de rasgarem um envelope para ver se você não está mandando dinheiro (Nota: JAMAIS envie dinheiro pelo correio, falarei mais abaixo.) O conselho que eu posso dar é: Evite ir com o envelope já colado e explique exatamente o que é o produto, se possível, mostre. Diga que é um jogo de cartas colecionáveis como figurinhas de baseball nos Estados Unidos. É justamente essa explicação que eu sempre dou, e depois disso, parei de ter problemas. Vou dizer que é errado, segundo um próprio Caixa já me disse, perguntar o que tem dentro do envelope, visto que a única pergunta que eles podem fazer é se tem dinheiro ali, porém, também não acho vantajoso entrar em conflito com o atendente, visto que você pode precisar da boa-vontade dele posteriormente, como eu já precisei.

Passado o problema de como embalar e do seguro, segue agora o registro da encomenda.

O registro, conforme eu expliquei anteriormente serve para rastrear o paradeiro da encomenda. Esse registro consta na filipeta que você recebe ao realizar o ato da postagem e que deve ser guardada até que a sua contra-parte receba o produto. Nessa filipeta consta:
*o valor do porte;
*o CEP de destino;
*o peso real do objeto (g);
*o registro do objeto entre outros serviços adicionais que você escolher;

Essas informações devem ser guardadas para, em caso de extravio, você usá-las no formulário do pedido de indenização, no Fale Conosco dos Correios.

Evitando o Extravio da sua encomenda:

É importante deixar claro que essas informações que eu postarei aqui agora, vieram dos Atendentes dos Correios, não existe uma fórmula milagrosa de jamais ter uma encomenda extraviada, o que você pode fazer é tomar algumas precauções como colocar o seguro e algumas outras idéias que comentarei agora…

Sabe-se que final de ano o aumento das postagens é enorme e não existe funcionários suficientes para lidar com rapidez em todas elas, por isso, uma ou outra encomenda acaba esquecida num canto ou perdida no processo. Se possível, evite essas datas.

Segundo me falaram, e ninguém algum dia poderá confirmar, apenas faz sentido, é que um dos melhores dias para postagem é na terça feira. Na segunda acumula-se trabalho de sexta e sábado, pois não é em todos os lugares que sai um carro com as encomendas diariamente.

Sempre que possível evite postar no que eles chamam de ‘D.H.’, que é quando esse carro já passou, e sua encomenda só será encaminhada no carro do dia seguinte. Atente na Agencia dos Correios onde você faz sua postagem o horário que passa o carro.

Por enquanto é isso, escreverei mais sobre os Correios em uma próxima oportunidade, pois existe muita coisa que ainda pode ser comentada.

Como saber se minha encomenda extraviou:

Diversas encomendas, usualmente cartas Registradas demoram bastante para receber as atualizações, diferentemente do Sedex, como eu já expliquei. Mas se estiver dentro do prazo, mesmo que não tenha atualizações, significa que a correspondência está em trânsito. A imagem acima mostra uma encomenda SEDEX (sabe-se que é sedex pelo prefixo SZ, entre alguns outros) extraviada. Quando aparece o ‘Por favor, entre em contato conosco clicando aqui’ é que algo aconteceu com a correspondência, mas, caso não apareça isso e tiver demorando além do prazo, pode ficar mais tranqüilo quanto a ela.

Links úteis e referências:

Simulador de Tarifas e Prazos
Fale Conosco dos Correios
Loja dos Correios
Rastreamento
PAC
Seguro Complementar
Carta não-comercial
Preços de carta não comercial
Valor declarado
Sedex 10
Sedex a Cobrar
Sedex

About Alex Meusburger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.